CÍRIO DE NAZARÉ 2019: Emoção e muita fé de milhares de fieis pelas ruas de Belém

10/15/2019

05:11:21 PM

Notícias

Neste domingo, dia 13, aconteceu o Círio de Nazaré 2019, e cerca de dois milhões de fiéis lotaram as ruas de Belém do Pará. A festa do Círio começou com uma missa campal na Igreja da Sé, em seguida a santa foi colocada no andor e a procissão que conduziu a Berlinda da Catedral de Belém à Basílica Santuário começou por volta da 07:30h. A Berlinda chegou a Basílica por volta das 11:30h, onde foi recebida por milhares de devotos que lotaram o Santuário de Nazaré.

No trajeto de 3,6 km, a padroeira dos paraenses recebeu muitas homenagens e provocou emoções na multidão de fiéis que acompanhava a imagem de N.S. de Nazaré. Após a saída do cortejo, começaram as primeiras homenagens no Ver-o-Peso com muitas queimas de fogos. Chuvas de papel picado, cantores e corrais se apresentaram, em vários pontos do trajeto do Círio.

O percurso foi tranquilo, entretanto ao entrar na Avenida Nazaré, a altura da  Rua Dr. Moraes, a corda foi cortada, mesmo com todo apelo da coordenação da festividade todos os anos para não cortarem a corda. A disputa por um pedaço da corda foi grande, mais sem  maiores problemas. Assim, a berlinda seguiu seu curso chegando a Basílica por volta do meio dia.

Os fies se emocionavam ao verem a Virgem de Nazaré passar, soberana entre os milhares de fiéis que se aglomeravam por cada canto do percurso do Círio, agradecendo as graças alcançadas, carregando um objeto ou rezando em silêncio agradecendo as promessas alcançadas, muitas vezes levando ao choro contagiados pela emoção.

Após a grande procissão foi celebrada uma missa na Praça Santuário, onde a Imagem da Virgem ficará exposta no altar da Praça para visitas dos fiéis durante a quadra nazarena. A Festa de Nazaré segue até o dia 27 de outubro.

AS FOTOGRAFIAS

Veja as Fotografias do Círio de Nazaré 2019 no olhar dos fotógrafos João Canto (1 e 2), Mauro Pantoja (3) e Suelene Correa (4),  mostrando todo o percurso do Círio.

www.obidos.net.br 

Compartilhe